Como fazer cacto de tecido com moldes passo a passo

Aprenda como fazer um artigo de decoração bem lindo para decorar a casa ou algum evento especial!

Quem curte costura vai adorar esta dica. Trata-se de um tutorial para criar um lindo cacto utilizando tecido. Não é difícil de fazer, mas é preciso usar a máquina de costura para criar. Dá pra usar em várias decorações e ambientar ainda mais o clima da festinha. Confira o passo a passo bem explicadinho que montamos para você e faça também em casa caprichando bem na hora da confecção!

Como fazer decoração com costura - Cacto de tecido

Materiais

– Tecido
– Linha e máquina de costura
– Enchimento
– Entretela
– Miçanga tipo pérola (opcional)

Moldes

Clique na imagem para ampliar em outra aba

molde-para-cacto-de-tecido-1

Molde de jarrinho de tecido

Para imprimir os moldes no tamanho desejado, você pode levar as imagens para o Word, ajustar como quiser e fazer a impressão. Você pode ter que fazer vários testes até achar o tamanho ideal, é normal.

Cacto de tecido

Como fazer um lindo cacto de tecido

Transfira os moldes do papel para o tecido (de preferência da cor verde) e faça 4 “pétalas” como estas que você vê na foto acima. Repare que cada uma das partes tem dois tecidos costurados na borda. Ou seja, você precisa cortar 8 tecidos com o formato do molde e depois costurar em duplas, para formar 4 dessas composições, como na foto. Costure perto da borda, como está indicando a linha tracejada do molde. Utilize a máquina de costurar para fazer a costura.

Passo a passo de cacto de tecido

Agora junte estas 4 composições que você fez, colocando uma em cima da outra. Depois, novamente com  a máquina de costura, passe uma costura no sentido vertical no meio das 4 composições.

Como fazer um lindo cacto de tecido passo a passo

Depois é só abrir e colocar o enchimento, que pode ser algodão, manta acrílica, espuma ou o material de sua preferência.

Costurando um cacto de tecido

Agora costure em cima a mão mesmo, apenas para fechar a confecção.

Finalizando o cacto de tecido

 

Jarrinho de tecido

Faça um fuxico e coloque em cima para costurar, decorando com uma pérola ao final. Depois de costurar tudo você já tem o corpinho do seu cacto. Só falta o jarrinho agora.

Passo a passo para cacto de tecido

Utilizando os moldes que trouxemos, corte num tecido de cor diferente as partes do jarrinho. Em dois deles você irá aplicar a entretela para que o tecido fique mais rígido, na parte lateral e no fundo. Como você observa na foto acima.

Criando o jarrinho de tecido

Fazendo o jarro de tecido passo a passo

Pegue a parte lateral com entretela e enrole para fazer o formato do jarro. Costure ao final, unindo as duas extremidades.

Fazendo o fundo do jarro de tecido

Depois costure o fundo na parte lateral que você criou também.

Criando a borda do jarrinho de tecido

Agora, com o restando dos tecidos que foram feitos a partir dos moldes que trouxemos, note que o menor será para fazer a borda superior lateral do jarro, onde será aplicado enchimento. O outro será para fazer um acolchoado dentro do jarro.

Costurando jarrinho de tecido

É só costurar este tecido lateral que sobrou dentro do vaso com a mão mesmo.

Jarrinho de tecido concluído

Depois é só costurar (ou colar) aquela borda com enchimento que você fez para arrematar o jarrinho e pronto! É só cortar um pedaço de papelão com o tamanho do fundo e colocá-lo, de modo a deixar o tecido interior que está frouxo, por baixo desta base de papelão. Estique bem e utilize cola de tecido para fixar bem direitinho no fundo.

Como fazer decoração com costura - Cacto de tecido

Muito bacana, né? Espero que tenha se amarrado também. Faça seus jarrinhos com esta dica e mostre a todo mundo que você também tem dotes artísticos em suas veias! Suas decorações vão ficar bem mais estilosas com um toque artesanal como este. Achamos este guia no site Sew Lover. Um ótimo site de artesanato com ótimas ideias também. Boa sorte na confecção e até a próxima dica!

Imagens: sewlover.com

Você também pode gostar de:

Comente agora!