Como fazer um quadro de tecido para decoração

Faça uma linda peça para decorar a casa com a técnica de costura na máquina!

Quem gosta de corte e costura vai adorar esse artesanato. É um passo a passo que pode ser muito legal se você tem um bom material de patchwork sobrando e quer dar um destino criativo para esses tecidos. É só ter um tempinho bacana para fazer o artesanato e criar seu item de decoração em tecido também! Você irá precisar de uma máquina de costura e ter um bom manuseio com ela, apesar desse PAP ser bem fácil! Então vamos lá, prepare-se para dar uma nova cara a alguma parede de sua casa depois de aprender o tutorial.

Passo a passo para fazer um quadro de tecido

Materiais

- 40 x 40 cm de juta e tecido de algodão cru
- 20 x 10 cm de tecido de algodão cru
- Retalhos de tecido/patchwork
- Moldes impresso
- Entretela dupla face
- Linha, agulha, linha e caneta
- Máquina de costura
- Tela de pintura
- Pregos e martelos ou grampos e pistola

Moldes

Clique na imagem para ampliar em outra aba

Molde para fazer quadro de tecido

Leve os moldes para o Word e defina o tamanho ideal para o seu quadro. O tamanho original deste molde está proporcional as medidas de tecido que foram passadas na lista de materiais.

Passo a passo

O primeiro de tudo é costurar sua juta de por cima do outro tecido de algodão com a mesma medida da juta que você providenciou. Use alfinetes para prender a juta no tecido e costure em toda a lateral, anexando a juta no tecido de algodão cru.

Como fazer um quadro de tecido com máquina de costura

Recorte os pássaros no tecido de algodão cru, tendo ajuda do molde de passarinho que apresentamos pra você. Para as folhas, faça 12 delas com os retalhos que providenciou, criando um belo trabalho de patchwork bem diversificado. Arrase na escolha das estampas! Já os três caules de árvore você faz com o feltro. Separe todos os tecidos que fez e prepare-se para ir para a parte de anexar a entretela nos caules. Note que a artesã deste passo a passo escolheu cortar os motivos com um pouquinho de sobra para dar um charme a mais ao fim da confecção.

Clube das caixas decoradas

Quadro de tecido com feltro, juta e tecido de algodão cru

Pegue os três caules que você recortou no feltro e anexe a entretela dupla face neles. Siga as instruções do fabricante para fazer este procedimento. Uma dica bacana: antes de começar a costurar seus itens de tecido, teste combinações legais ou se inspire na ideia deste artesanato e faça algo parecido. Depois de escolher como será o seu quadro artístico de tecido, pegue o ferro de passar para faça a fundição dos caules de feltro na juta.

Primeiro anexe os caules utilizando o ferro de passar e claro, seguindo as instruções do fabricante para fazer o procedimento adequado. Depois passe a máquina de costura fazendo uma costura reta com um ponto normal, ou outro mais legal de sua escolha. Depois de costurar a borda do seu caule, é só ir costurando as folhas e os passarinhos nos lugares que você preferir.

Fazendo um quadro de juta passo a passo

Costure sempre perto da borda das folhas e pássaros de tecido e depois você ainda pode ajeitar os detalhes utilizando a tesoura para dar um acabamento legal. A costura para estes detalhes finais também deverá ser bem simples, utilizando a máquina de costura para que o artesanato fique bem lindo ao final.

Para anexar a arte da juta que você acabou de fazer sobre a tela, é só pegar o martelo e os pregos – ou os grampos e a pistola – e prender pela parte de trás, como você observa na imagem acima. Estique bem para ter um item bem charmoso no fim de tudo!

Quadro de juta, tecido de algodão cru, feltro e patchwork

Prontinho! Você já fez seu quadro em tecido com um método super prático e criativo para criar uma decoração em casa. Espero que tenha gostado e possa fazer também sem maiores preocupações. Pegue sua máquina de costura e os tecidos, coloque a cabeça para funcionar e customize da maneira que desejar! Boa sorte na decoração e até a próxima dica!

Imagens: whipup.net

Curso de fuxico

Você também pode gostar de:

Bota bicolor passo a passo
Como fazer buquê de flores de papel crepom
Ideia para fazer artesanato de Páscoa com as crianças

Comentários