Como fazer um terrario para plantas passo a passo

Faça uma plantinha crescer em um lindo recipiente de vidro decorado por você!

Você pode adorar muito fazer este artesanato. Trata-se de uma linda decoração para você enfeitar sua casa. É só arranjar as plantas e um vidro legal para fazer o trabalho. O resto é besteira, você encontra em lojas especiais para plantas. Para descobrir como fazer este terrário para plantas em casa, aprenda neste post através de dicas simples!

Materiais que você vai precisar

- Recipiente de vidro – aberta ou com tampa
- Rochas decorativas
- Terra preparada para plantas
- Pequenas plantas (tente escolher uma variedade com que necessite da iluminação e água semelhantes)
- Carvão ativado (opcional)
- Elementos decorativos (opcional)

Passo a passo

Remova as plantas a partir de seus recipientes. Você pode também molhar a planta no recipiente e, em seguida, delicadamente girar o recipiente. Assim o lado vai empurrando a areia para baixo e o solo irá soltar do recipiente para que você remova-o completamente sem danificar as raízes.

Remova com cuidado o excesso de terra a partir das raízes e separe as plantas que vai usar. Neste passo a passo foi usado um pote de Cheflera que continha duas plantinhas nele. Também foi usado a outra planta roxinha, que tinha quatro plantas em um pote pequeno.

1. Coloque uma camada de rocha decorativa para o recipiente de vidro. Deverá ser de 3 a 5 cm de espessura. A rocha vai criar um lugar para a drenagem da água em excesso. Foi escolhido pedaços de mármore branco para esta etapa da decoração, mas você também pode usar algumas pedras mais naturais. Se as pedras forem mais escuras, irão combinar ainda mais com o solo. Você pode colocar também uma camada de carvão ativado em cima das rochas. Esta ultima dica é opcional e fica por sua conta.

2. Adicione uma camada de terra preparada para plantas. Deverá ser profundo o suficiente para que você possa plantar e as raízes tenham para onde crescer. O solo utilizado neste tutorial foi de de cerca de 5 a 8 cm de profundidade.

3. Ponha as plantas no terrário e use os dedos para cavar um poço pequeno onde você quer colocar cada plantinha. Vá colocando as raízes para replantar bem as plantas. É bom que você plante as menores primeiro e depois você faz com as plantas maiores. Isto irá facilitar se a abertura do seu pote de vidro for muito estreita. A plantinha que foi escolhida é uma linda bromélia.

Adicione os elementos decorativos que você achar mais legal. Podem ser pedras, bolas de gude, conchas e etc. Você pode até colocar coisas mais inusitadas. Ou seja, use a imaginação! ;)

Veja o exemplo do passo a passo, a artesã usou itens bem legais: uma bola de natal metálica e alguns seixos bem lindinhos.

Você pode curtir muito fazer este terrário através destas dicas simples. É só providenciar os materiais e colocar as mãos na massa!

Fica muito lindo né? Espero que tenha gostado. Até a próxima e arrase nas suas criações decotativas em prol da natureza! Boa sorte na confecção!

[box]go.tipjunkie.com[/box]

Você também pode gostar de:

Artesanato com palitos de picolé passo a passo
Como fazer monstrinho com caixa de papel
Como fazer decoração com papel seda e bola de isopor

Comentários