Decoração com rosas de papel passo a passo

Saiba como criar lindas rosas de papel para incrementar uma decoração delicada!

Com papéis coloridos você pode criar rosinhas bem charmosas. Depois é só escolher se vai colocar em um jarrinho ou decorar outro trabalho artesanal feito por você. A confecção é bem simples de executar, sendo ideal para a decoração de diversas ocasiões oportunas. Vamos ao passo a passo!

flores de papel no vaso

Materiais

- Papéis coloridos com gramatura em média de 80 g
- Fio floral
- Cola quente
- Tesoura

Passo a passo

início do corte

Corte o pedaço de papel durinho e arredonde as bordas. Você pode fazer com papel kraft, fica muito legal o resultado também. Este pedaço de papel inicial pode ser quadrado ou retangular, você escolhe. Cada maneira irá intervir para uma composição diferente no final.

início do corte das pétlas

Depois de ter o quadrado ou retângulo arredondado do papel escolhido, você irá cortar em movimento espiral até chegar no centro. Não é preciso que fique muito certinho, pois as diferenças irão sumir quando você enrolar por completo.

criação das pétalas de papel

Veja como fica o papel recortado em espiral. Depois de cortar, você deverá enrolar a pontinha de fora para dentro até chegar no centro.

enrolando o papel

Enquanto você enrola a tira, você deve ir alinhando o papel pela parte de baixo do corte. Vá enrolando o papel sem se preocupar com o formato, o importante é que você enrole de forma justa e bem firme.

fechando as pétalas enroladas

Ao passo que você enrola a tira alinhando pela base, a parte de cima vai criando o movimento. Quando chegar no fim, deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar.

resultado final da flor

Quando terminar de enrolar solte a flor, assim ela sozinha irá ficar com o formato de rosa.

colando as pétalas

Hora de aplicar um pingo de cola quente para fixar bem as pétalas. Para isto, segure a flor solta e aplique o pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar.

Clube das caixas decoradas

detalhe da colagem das pétalas

Agora vire a rosa e ponha uma boa quantidade de cola quente na base.

colando a base da flor de papel

Dobre e fixe nesta cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.

flor de papel finalizada

Sua rosa de papel está feita. Desta maneira você já pode usar em vários projetos, como decorações de caixas, guirlandas e cartões. Mas se quer fazer o talinho para colocar em um jarro, vamos em frente.

folha de papel

Para anexas folhas em suas rosas você terá que cortar em uma folhinha verde um desenho de folha, deixando a borda de baixo reta. Faça igual como a foto está ilustrando.

dobradura da folha de papel

Agora junte as laterais retas numa dobra em N, como na imagem e guarde para usar um pouco mais a frente.

Fure a base de sua rosa através de uma agulha grossa, de forma a atravessar o miolo para a base. Nesta etapa é bom ter cuidado para por ventura não amassar as pétalas.

ajuste do talo na flor de papel

Depois de feito a fase anterior, encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame deverá ficar bem firme, mas caso for preciso aplique mais um pouco por dentro da rosa.

cologem da folha de papel

Agora é só colar a folha no arame bem na dobra com um pingo de cola quente.

rosas finalizada com talo e folha

Legal né? Aprendemos esta dica no site Vila do Artesão, um ótimo portal sobre artesanato. Faça as suas também e decore seus motivos com muito charme e exuberância. Um projeto simples de fazer, mas que pode lhe ser muito útil numa ornamentação que você precise fazer com pouco dinheiro. Agora é com você! Boa sorte na criação de sua rosinha de papel.

Imagens: viladoartesao.com.br
Curso de fuxico

Você também pode gostar de:

Como fazer prendedor de cabelo com papel
Como fazer artesanato com chaves passo a passo
Como decorar garrafas de vidro passo a passo

Comentários