Dicas e ideias de produtos em alta no mercado para ganhar dinheiro com artesanato

Aqui você encontrará algumas ideias de produtos do artesanato e técnicas de produção com mercado consolidado. Vale a pena conferir!

como ganhar dinheiro com artesanato passo a passo

O artesanato é o modo de produção em que o produtor (artesão) toma conta de todo o processo produtivo, sem a necessidade de grande maquinário e quantidade de pessoas. Consegue com técnicas simples transformar matérias-primas naturais ou produtos já industrializados em obras primas altamente vendáveis. Ou seja: reciclando, extraindo da natureza ou até mesmo usando a criatividade, há sempre formas de criar algo bacana e que possa nos dar um válido retorno financeiro.

Apesar de estarmos em uma era totalmente industrial, o artesanato vem ganhado espaço no mercado pelas suas características peculiares, a sustentabilidade e a originalidade dos produtos.

Um grande barato do artesanato como escolha profisisonal é a realização do sonho de ter o próprio negócio, e a possibilidade de trabalhar em casa. Ao contrário do que muitos imaginam, dá para ter uma boa fonte de renda com produtos artesanais, além de ter um qualidade de vida notável.

Neste artigo, o ComoFazerEmCasa reuniu uma série de produtos do artesanato, com técnicas de produção com mercado já consolidado e bastante rentáveis. Saber escolher uma área é de suma importância para conseguir êxito, já que precisamos nos identificar com todo negócio que desejamos iniciar. Também jamais devemos desistir nas primeiras tentativas, pois é necessário um pouco de experiência prática e um pouco de habilidade em todas as técnicas aqui apresentadas. Vale lembrar que em muitos casos o artesanato se transforma de hobby em uma profissão. Há diversas histórias de empresários de sucesso do ramo do artesanato que enriqueceram fazendo produtos simples e criativos, vendendo sua produção em diversos países.

Vamos as dicas de produção artesanal do momento!

Bolsas e cases para gadgets (celulares, tablets, netbooks e mp3)

Belíssima capa para ipad

Exemplo de capa para iPad, em veludo 

Hoje em dia quem não tem celular, mp3 player, netbook ou notebook? O fato é que estamos cheios de coisas para carregar, coisas frágeis que necessitam de proteção, e até um pouco de charme e personalização. Por isso não é difícil ver alguns artesãos na internet fazendo moda com capas protetoras (cases) para gadgets, customização de capas padrão, entre outras ideias que vem crescendo entre adolescentes e adultos. Agora, não basta ter o aparelho, ele precisa combinar com a roupa atual, além de ficar livre de arranhões e quedas.

capa de iphone customizada

Capa para iPhone, customizada com taxinhas – Veja neste passo a passo como fazer

Para fazer capas de celulares se utilizam materiais diversos, mas os principais são tecidos grossos, como feltro, couro e plásticos. Podem ser facilmente produzidos com auxílio de máquinas de costura ou manualmente, em alguns casos.
Há uma ótima ideia que é a fabricação de organizadores de bolsas, que são bolsas que ficam dentro de bolsas, servem para separar os equipamentos e demais objetos, evitando que eles fiquem se batendo, além de facilitar a busca dos mesmos.

Capa de cellular iphone empresarial super elegante

Capa de celular iPhone. Empresarial e super elegante.

capa de mp3 player com local para fone de ouvido

Papertoys, brinquedos de papel para festas, presentes e decoração

papertoy divertido para ganhar dinheiro

Exemplo de Papertoy super engraçado

Curso de fuxico

Simplesmente bonequinhos, quadrados mas bonitinhos. Representam super-heróis, personagens de desenho animado ou até a caricatura do dono da festa. Podem conter brindes e outras coisas em seu interior, servindo de embalagens super engraçadas, cheias de estilo com cortes e dobraduras. Elas são muito fáceis de fazer e montar, algumas pessoas compram estas caixinhas ainda planificadas para recortar e colar manualmente em casa. Alguns papertoys  já são alvo de colecionadores em todas as partes.

papertoy de festa infantil para vender

Papertoy de duendes para festa infantil 

Sua produção exige conhecimento de programas de desenho, mas podem ser replicados facilmente em uma gráfica rápida para serem utilizados em festas que necessitam de uma grande quantidade de exemplares. Faz muito sucesso com jovens, e este gosto tem chegado aos mais velhos também. É uma forma muito divertida de ganhar dinheiro com artesanato.

Papertoy de mimoso de menina

Sabonetes artesanais, velas aromáticas e decorativas.

sabonete multicolorido

E como vendem! Não é difícil encontrar lojas especialidas na venda de glicerina, aromatizantes e corantes para velas e sabonetes. Especialmente no mercado de sabonetes, as pessoas encomendam suas própria receitas, em um nível de personalização impossível para a indústria. Escolher o aroma e a combinação de cores para presentear uma pessoa em um momento especial é um privilégio de poucos, por isso não é barato.
Outro motivo que fortalece a produção de sabonetes caseiros de glicerina, é o fato de serem fabricados com ingredientes naturais e saudáveis, livres de agentes químicos nocivos ao corpo. A grande quantidade de colorações torna os produtos ainda mais atraentes aos olhos, além do uso de grãos, ervas e óleos naturais altamente benéficos.

sabonete de laranja natural

Sabonete cítrico para peles oleosas

sabonetes em froma de diamante

Reciclagem de plásticos, garrafas e latinhas

bolsa de lacres de latinha

Especialmente, este negócio é enquadrado como sustentável e se destaca por isso. Fazer produtos legais de materiais descartados  não é apenas arte, é uma necessidade. Em grandes cidades, alguns profissionais fazem do lixo uma forma de ganhar dinheiro, juntando os insumos que servirão de matéria prima para produtos de grife. Desde lacres de latinha, passando por fios de cobre até o papelão. Temos uma gama quase infinita de produtos. Sem dúvida os mais conhecidos são os produzidos com garrafas pet e lacres de latinha, resistentes ao tempo e relativamente fáceis de trabalhar, também são abundantes em cidades de médio a grande porte.

cesto feito com tiras de pet

Para se trabalhar com este tipo de material são necessários poucos equipamentos, como tesouras, alicates, facas, estiletes, entre outros encontrados facilmente em lojas. Mas, sem dúvida, o mais desejado é este cortador ou filetador, que trasforma uma garrafa pet inteira em uma tira contínua, que pode ser usada para fazer cestas de garrafa pet, amarrações de garrafa pet, cordas de garrafa pet e até roupas de garrafa pet.

filetador de garrafa pet

Em poucas palavras e imagens exploramos algumas ideias muito legais para transformar criatividade em dinheiro. Em breve teremos passo a passo específico de cada ideia, além de outros artigos sobre empreendimentos em artesanato.

Clube das caixas decoradas

Você também pode gostar de:

Receba os passo a passos por e-mail
Como decorar artesanato com glitter
Descanso de panela artesanal com reciclagem de cabos de vassoura

Comentários