Passo a passo de bandeja com pastilhas de vidro

Veja como criar uma bandeja a partir de uma peça de madeira, pastilhas de vidro e cerâmica! Ficará linda!

Trouxemos uma bela dica para você fazer e utilizar em sua casa. Já pensou em criar sua própria bandejinha impermeável e totalmente customizada por você? Você escolhe como vai usar, pode ser para lanches matinais ou até mesmo para a hora do banho. Faça você também e vibre muito com sua nova criação!

Material que você vai precisar

- Pastilhas de vidro com 2,5 x 2,5 cm nas cores desejadas
– Pedacinhos de cerâmicas ou de pastilhas
– Cola branca
– Rejunte
– Pinceis
– Tinta branca para madeira
– Peça de madeira
– Lixa Grão Seco 150
– Pedaço de espuma ou esponja
– Espátula plástica ou palito de sorvete
– Vela
– Alicate de cortar cerâmica (opcional)

Passo a passo

Ponha cola branca na madeira e fixe as pastilhas de vidro fazendo como se fosse um tabuleiro de xadrez. Faça de forma com que elas fiquem com espaçamentos iguais por toda a superfície. Deixe alguns espaços vazios para colocar os pedacinhos de de cerâmica que você separou. Para ajustá-los ao tamanho correto do espaço disponível, utilize o alicate de cortar cerâmica. Fixe-os também com cola nos espaços reservados.

Depois de fixar todos os pedaços e preencher toda a madeira com as pastilhas de vidro e pedaços de cerâmica, chegou a hora de rejuntar. Para isto, vamos a composição do rejunte. Coloque um pouco de rejunte (uma xícara) em um recipiente, vá adicionando água aos poucos e misture bem.  Vá misturando até que a massa fique completamente homegênea. Quando ele adquirir uma consistência pastosa, está pronto para ser usado na peça.

Vá colocando o rejunte na peça de forma livre, a fim de preencher todo o espaço vazio entre as pastilhas e pedacinhos de cerâmica. Vá encaixando todo o rejunte no mosaico com a ajuda da espátula ou com o palito de picolé. Rejunte toda a peça, sem medo de colocar muito rejunte no item. Coloque sem pena.

Clube das caixas decoradas

Depois de rejuntar toda a peça, pegue o pedaço de espuma ou uma esponja e limpe toda a peça com o rejunte ainda molhado. Você deve tirar todo o excesso de rejunte que possa ter ficado, insclusive nas bordas da peça de madeira. A partir de sua limpeza com a esponja, você vai ao mesmo tempo encaixando mais rejunte entre as peças, de forma a espalhar todo o material entre as pastilhas.

Ao fazer esta etapa você pode perceber falhas entre as peças, ou seja, sem a devida quantidade de rejunte entre as peças. Caso isto ocorra, coloque mais rejunte e concerte, deixando tudo bem rejuntado.

Quando você acabar esta etapa, pegue um paninho e termine de limpar a peça. Principalemnte nas bordas de madeira, onde possa ter melado de rejunte.

Depois que você limpar bem a peça, comece o processo de pintura da sua bandejinha. Pegue os pinceis que você reservou para dar o acabamento ao trabalho e comece o processo de pintura normalmente.

Intercalando com o processo de secagem, de 1 a 2 horas, dê de 2 a 3 demãos de tinta branca em toda superfície da borda de madeira. Lembrando que você pode agilizar o processo usando um secador na temperatura mínima para secar as tintas mais rapidamente. Depois de pintado é só aguardar secar de um dia para o outro e sua peça estará lindinha e pronta para ser usada!

Ficou com dúvidas? É só ver o vídeo abaixo, o processo de confeccção é bem parecido.

Vá fundo na ousadia e tenha uma ótima criação artesanal!

Créditos das imagens: marthastewart.com
Vídeo: youtube.com/pinceistigre
Curso de fuxico

Você também pode gostar de:

Como fazer laço duplo com fita de cetim
Lojas online para comprar presente do Dia dos Pais 2013
Árvores de Natal com papel crepom em miniatura para decoração

Comentários

    Comente agora!