Passo a passo de chapeuzinho para o inverno

Faça uma boina para curtir este tempo frio em grande estilo!

Vamos te apresentar uma dica legal para passar este inverno com um acessório bem legal para usar de vez em quando. Este artesanato é ótimo principalmente para quem gosta e tem certo dom na costura. Saiba como fazer esta boina através desse passo a passo super fácil de aprender.

Materiais

- Feltro liso da cor de sua preferêcia
- Feltro estampado
- Máquina de costura
- Linha e alfinetes
- Ferro de passar

Passo a passo

Primeiro você vai cortar duas tiras de feltro liso e uma de feltro estampado com 11 cm de altura por 58 cm de comprimento. É preciso que você corte também um círculo com 20 cm de diâmetro. As margens da costura já estão inclusas nessas medidas.

Pegue os alfinetes e fixe as tiras de feltro liso no comprimento, tendo cuidado para alinhar corretamente.

Faça uma costura reta na borda das tiras e repita para a borda do outro lado. É legal costurar duas tiras de feltro para dar sustentação ao chapeuzinho, mas se quiser usar tecidos mais firmes é só utilizar uma tira e dispensar essa costura que foi feita na boina.

Junte as bordas da tira e alfinete para fechar com a costura reta.

Pegue o ferro e passe a costura aberta. Assim você terá um aro de feltro.

É bacana ajustar o aro de feltro na borda do círculo de forma a deixar uma pequena margenzinha para fora. Depois alfinete todo o contorno e certifique-se de que você encaixou certinho para a costura não ficar toda enrugada.

Curso de fuxico

Agora costure o círculo na lateral da boina com muito cuidado para não ficar torto ou enrugado.

Prepare o feltro estampado para dobrar uma pequena borda e passar a costura reta. Junte as pontas e feche também com a costura reta para formar outro aro de feltro.

Hora de encaixar o feltro estampado em torno da boina com o avesso para fora. A boina também deverá estar com o avesso para fora. A borda costurada do feltro estampado deverá ficar para baixo. Depois alfinete todo o contorno da borda de cima, sempre lembrando de alinhar as duas emendas para um acabamento bacana.

Alfinete dando uma margem de 1 cm e faça a costura de todo o contorno. Após a costura retire os alfinetes e desvire a boina para colocar o estampado para o lado de fora.

Se preferir dá para colocar um enfeite na barra estampada de seu chapeuzinho de frio. Nesse passo a passo foi aplicado um broche removível feito também de feltro.

Prontinho! A boina de feltro está pronta para que você arrase no visual neste inverno. Usando cores legais e de sua preferência, dá pra criar várias composições de encher os olhos. As medidas usadas neste tutorial podem ser adaptadas, mas elas vestem bem a cabeça de adolescentes e também de adultos. Para extrair outra medida é só medir o contorno da cabeça e ajustar os tamanhos.

Espero que tenha curtido o passo a passo em costura. Capriche na confecção da sua e deixe suas amigas a fim de aprender como fazer também. Caso você não tenha habilidade na costura, pode pedir para alguém que tenha mais experiência no assunto. Boa sorte na confecção e até a próxima dica!

Imagens: viladoartesao.com.br
Clube das caixas decoradas

Você também pode gostar de:

Porta-doces para festa passo a passo
Como decorar sandalias com tecido passo a passo
Como fazer um arranjo rosas com papel crepom passo a passo

Comentários