Arranjo de Natal com flores para decoração da mesa

A arquiteta e florista Márcia Longman ensina a fazer uma linda composição floral reciclando um vaso simples de barro!

Um dos momentos mais divertidos das festividades de fim de ano é quando vamos decorar o nosso lar com o clima natalino. Trouxemos uma opção barata para deixar a festa natalina com uma cara super refinada, um arranjo floral de sutileza natural encantadora. Quem ensina como fazer é a Márcia Longman, da Maria Fulô. Acomapnhe as dicas, providencie os materiais e deixe sua casa linda no momento de comemorar o Natal com sua família.

Márcia Longman com o arranjo de flores para o Natal

O passo a passo está bem fácil de aprender, com a sugestão de que você reaproveite aquele jarro – ou utensílio semelhante – que está encostado já há algum tempo num cantinho da casa. Você vai ver que estes arranjos feitos com produtos reciclados ou usados são uma ótima pedida na hora de decorar a festinha natalina. Confira como fazer no tutorial que aprendemos com a Márcia e trazemos para você criar também em casa.

Materiais para fazer um arranjo de flores para o Natal

O material mais caro é a tinta spray, caso você já tenha, facilita a sua vida. Se você não tiver um jarro parecido em casa, a saída é comprar um em casas especiais para venda de utensílios de barro no centro de sua cidade.

Materiais

  • Vaso de barro
  • Bolas de Natal velhas
  • Esponja floral
  • 20 Margaridas
  • 5 Rosas
  • 4 galhinhos de folhagem
  • Tinta-spray
  • Arame
  • Espetos de madeira para churrasco
  • Tesoura para jardinagem
  • Faca

Passo a passo

O primeiro passo é preparar a área para realizar o artesanato. Para isolar a área, você pode providenciar sacolas ou então jornais, que absorvem bem a tinta. A Márcia Longman recomenda que você utilize flores naturais, ao invés de artificiais. Além de dar mais beleza a composição, traz mais naturalidade ao ambiente e com a esponja floral podem durar em média uma semana.

Com a área devidamente protegida, colocar os espetos nas bolas de Natal e começar a pintar com a tinta-spray que você escolheu. Pinte com a tinta-spray numa distância de aproximadamente 10 cm do objeto que está sendo decorado. Vá segurando no palitinho de churrasco que você enfiou nas bolinhas e pintando bem direitinho. Márcia escolheu a cor dourada, que vai casar muito bem com as margaridas e rosas vermelhas. Para deixar secar, você pode enfiar e suspender as bolas de natal pintadas na esponja floral que você comprou para fazer o artesanato.

Pintando as bolas de Natal para o arranjo floral

Depois é hora de pintar o jarro de barro que você conseguiu para fazer o arranjo natalino. Vá borrifando o spray da mesma forma que pintou as bolinhas, sendo que desta vez segurando no jarro e girando de forma circular, com cuidado para não sujar as mãos. Quando não tiver mais lugar para segurar e suspender o vaso, deite-o sobre a base que está trabalhando e termine de preenchê-lo com a cor escolhida.

Pintando o jarro de barro para o arranjo natalino

A esponja floral deverá ser umidificada devidamente. Para fazer isto, deixe-a em uma bacia de água e espere que ela absorva toda a água que puder. Pensando num vaso com um tamanho semelhante a este do tutorial, você só vai precisar da metade de uma esponja floral. Faça o corte com a faca e com o jarro já seco e forrado com um plástico para isolar, coloque a metade da esponja floral encharcada sobre o plástico.

Cortando a esponja floral para fazer o artesanato de Natal

Chegou a parte mais legal do PAP. É hora de começar a decorar a sua composição floral! Para isso, vá cortando cada galhinho com margaridas em aproximadamente 10 cm da flor. Com a tesoura para jardinagem – ou a tesoura que você dispuser em casa, faça cortes na diagonal para que a flor possa absorver a água com mais eficácia. Vá enfiando suas margaridas na esponja floral de maneira organizada, a fim de criar uma dimensão bem harmônica, como se tivesse fazendo um ramalhete de flores. Não precisa enfiar muito na esponja, algo em torno de 3 cm já está de bom tamanho. Com muito capricho, você vai preenchendo o seu vasinho com a primeira parte da decoração deste artesanato de Natal.

Curso de fuxico

Cortando as flores e colocando no arranjo natalino

Faça com que sua cestinha fique bem cheinha com o uso das margaridas. Fazendo com paciência e com a ajuda do bom senso, você irá preencher quase a metade do vaso decorado. Para um vaso como este foi preciso cerca de 20 flores.

Depois chega a vez das rosas. Corte-as da mesma forma, na diagonal, para começar a compor a continuação da sua cestinha. Escolha o lado para colocar as rosas e as enfie também na esponja floral. Faça com que elas fiquem bem coladinhas com as margaridas, estendendo a composição das flores que você criou anteriormente.

Colocando as rosas no pote pintando do artesanato

As folhagens são as últimas das plantinhas a serem cortadas e postas juntas com as outras com as outras que você já fixou no jarro decorado. Veja o detalhe do corte, que deverá ser sempre na diagonal, para facilitar a absorção de água.

A Márcia Longman vai adicionando as rosas e com isso, vai deixando a composição mais encorpada. Note que a folhagem cria um plano de fundo para as rosas que estão dispostas no arranjo floral.

Colocando as rosas no arranjo natalino passo a passo

Já está quase pronta. Agora só falta as bolinhas decoradas e o laço! Primeiro vamos a confecção do laço. Pegue a fita e dobre uma das extremidades para o meio. Faça o mesmo com a outra extremidade, já com o intuito de dar forma ao seu laço. Aperte no meio e passe o arame para enrolar e fixar o seu laço natalino.

Criando o lacinho de Natal para decorar o arranjo

Utilizando as mãos você dá um formato mais gordinho ao seu laço, como está mostrando a Márcia Longman. Reserve este laço e vamos em frente com o artesanato.

Hora de colocar os musgos no vaso de barro e preencher o interior com capricho. Pegue as bolinhas pintadas e corte uma parte do espeto, caso o seu seja muito grande, como comumente são. Depois pegue o laço para colocar em seu arranjo de Natal e começar a parte de finalização da peça.

Últimos ajustes para o artesanato floral natalino

É só ir colocando as bolas, enfiando os espetos nos musgos e/ou esponja floral que estão dentro do jarro e ir arrumando bem direitinho a sua cesta. Arrumando tudo com delicadeza, logo você verá sua criação natalina tomar forma. Se precisar, faça os retoques em seu laço com a tesoura.

Arranjo floral para o Natal passo a passo

Fica uma gracinha! As flores permanecem vivas até 4 dias, quando você poderá regar novamente e fazer com que durem por mais 3 dias. Em média, estes arranjos duram 1 semana.

Arranjo floral natalino feito pela florista Márcia Longman

Agora é só juntar os materiais e fazer um arranjo floral natalino bem lindo também! Além de deixar o ambiente mais alegre e decorado, ainda são super fáceis de montar e possuem baixo custo pra montar em casa. Aproveite as dicas da Márcia Longman, elas podem deixar seu Natal mais lindo e decorado! Visitem a página da Maria Fulô no Facebook, da arquiteta e florista que ensinou a criar este lindo arranjo. Ela dá dicas e oferece serviços de decoração belíssimos pra quem mora em Pernambuco. Boa sorte na criação do seu Arranjo de Natal e até a próxima dica!

Fotos: Ralph Fernandes

Clube das caixas decoradas

Você também pode gostar de:

Como fazer sachê de chá com tecido
Colar de miçangas de madeira passo a passo
Borboletas de papelão - Atividade infantil com artesanato e reciclagem

Comentários