Artesanato para fazer com garrafa PET passo a passo

Veja como criar uma tacinha simples de plástico com garrafas PET!

Essa dica é legal para fazer com aquelas garrafas PETs que você tem juntado em sua casa. Você pode guardar as criações e utilizar numa festinha legal em sua casa. É só customizá-las do jeito que achar melhor e dar cor as suas taças de plásticos artesanais. Você pode adorar o resultado final da sua criação. Capriche na escolha das cores em tinta relevo e mande ver na criação este artesanato com reciclagem. Vamos as instruções, que aliás, são super fáceis de aprender!

Como fazer uma taça de plástico com garrafa PET

Materiais

- Uma garrafa PET para cada taça
- Estilete, tesoura e régua
- Chapa de ferro lisa (ou ferro de passar)
- Tinta relevo, tinta acrílica ou verniz vitral
- Verniz marítimo
- Cano de ferro de 3 cm de diâmetro

Passo a passo 

Limpe a garrafa para começar a fazer o artesanato. Você pode utilizar qualquer garrafa PET. Escolha a cor que achar melhor, dentre as garrafas que você possui. Para cada taça você precisará de uma garrafa PET. Depois de lavar bem a garrafa, tanto por dentro como por fora. Se por acaso quiser remover a data de validade impressa no plástico da garrafa, use tíner. Mas se você está trabalhando com crianças, não precisa se preocupar com esse detalhe. Guarde as tampas, você irá utilizar depois.

Cortando a garrafa PET

Agora corte a parte inferior. Corte da forma que mostra imagem. Você só precisa cortar duas partes desta parte inferior, o topo e a base. Para cortar, apoie a garrafa em uma mesa e na parte de baixo do objeto, acima da base, utilize um estilete para fazer um furo no ponto do anel. Depois disto, pegue a tesoura e vá cortando toda a base da garrafa. Guarde.

Artesanato com garrafas PET passo a passo

Hora de cortar a parte superior. É só fazer de novo o passo anterior, mas agora na marca que você irá fazer em 9 cm a partir do gargalo. Fure com o estilete, já com a tesoura você corta o anel superior.

Artesanato fácil com garrafa PET - Chapa quente

Agora é uma parte em que você vai precisar ter muito cuidado, é o passo onde você irá se utilizar da chapa quente. É preciso ficar muito atento e ser maior de 18 anos para fazer esta etapa. Esquente a chapa de ferro em fogo baixo. Se você não tiver uma chapa quente, dá pra improvisar com ferro de passar, ele deverá estar regulado para a temperatura mínima. Com a parte inferior da garrafa que você cortou e separou em mãos, você irá colocar a extremidade onde foi feito o corte na chapa e gire com agilidade. É importante que você faça bem rapidinho essa parte, para que a garrafa PET não derreta demais na parte onde você vai criar este acabamento. O contato da chapa com a parte da garrafa PET cortada faz com que a borda do plástico vire para dentro, isto fará o detalhe necessário para que a peça fique bem lindona. Agora é só realizar de novo a etapa com a parte superior de sua taça de plástico.

Garrafa PET - Artesanato

Para fazer a haste, esquente um cano de ferro por um bom tempo e faça um furo no meio do fundo da garrafa. Você encontra esse cano em lojas de material de construção.

Já para o encaixe, você deverá ter a parte superior em mãos e encaixar o bico da garrafa no furo feito na parte inferior, mas isto enquanto estiver quente. Teste se a peça está equilibrada e pode ficar parada em pé. Mantenha-se em atenção para que a rosca do bico da garrafa esteja livre do outro lado da peça, pois irá servir como a base da taça. Mas isso só será preciso porque a boca da garrafa vai ter que ser tampada.

Como fazer uma taça de plástico com garrafa PET

Para criar a pintura da sua tacinha, pegue o pincel e vá pintando por fora com a tinta relevo. Faça padrões legais e utilize cores variadas. Se você não tem a tinta relevo, poderá usar também tinta acrílica ou então verniz vitral. Para terminar a composição é só dar uma demão de verniz marítimo. Isto vai dar uma boa resistência a peça. E ainda dá longa vida a pintura da sua taça de garrafa PET.

Garrafa PET - Artesanato passo a passo

Pegue a tampa da garrafa que separou no começo do processo e corte dela cerca de 0,5 cm. Assim você faz com que ela fique mais estreita, como está mostrando na foto. Tampe a boca da garrafa que ficou virada para baixo.

E aí, o que achou? Espero que tenha curtido. É algo pra fazer naquele tempo livre e ter algumas tacinhas de plástico para usar num momento oportuno. Boa sorte na criação e até a próxima dica!

Imagens: bonde.com

Você também pode gostar de:

Como fazer regador com garrafa PET
Ideias de móveis para decorar o escritório
Ideia bacana para fazer atividade de arte com as crianças

Comentários