Bloco de notas artesanal passo a passo

Aprenda a fazer um bloquinho de notas bem lindo!

Saiba como fazer um acessório útil para anotar alguma informação rapidamente. Não é difícil compor e você pode fazer em uma horinha vaga de seu dia. Vamos aprender a criar com este passo a passo legal de compreender. Faça também para presenteiar uma pessoa querida! Ou use e tenha um caderninho de anotações super prático!

Bloquinho de notas artesanal

Materiais

- 10 papeis de ofício A4
- Papel cartão (ou qualquer papel grossinho para fazer a capa)
- Linha de crochê
- Agulha para encadernação ou agulha de crochê
- Régua, palito de picolé ou qualquer objeto para vincar bem as páginas
- Pregadores de papeis
- Fita de tecido adesiva (opcional)

Passo a passo

Você poderá fazer com o papel de ofício A4 inteiro ou se preferir um bloco de notas menorzinho, poderá cortar todas as folhas ao meio e utilizá-las na horizontal para criar o caderninho.

Papeis para fazer o caderninho

Dobre todas as folhas, utilizando o objeto que escolheu para fazer vincos nas dobras do meio das folhas.

Caderno artesanal passo a passo

O papel cartão ou o papel que você escolheu para fazer a capa do bloquinho deverá ser um pouquinho maior, alguns centímetros. Isso fica ao seu critério, mas uma sugestão é dar 1 cm de margem. Depois de dobrar todas as folhas que serão utilizadas ao meio, junte-as. Para isto encaixe-as umas nas outras e monte o miolo do seu caderninho.

Bloco de notas artesanal

Junte as folhas do interior do seu caderno com a capa e alinhe corretamente para que a sua composição fique parecido com a imagem acima. Nesta etapa, pressione os vincos novamente para reforçar.

Pregadores de papel

Prenda os pregadores de metal nas páginas e na capa, fixando as folhas no lugar certinho que irão ser fixadas. Depois disto, faça os furos para a costura com a agulha de crochê. Para fazer estes furos você deverá medir previamente a altura de suas páginas e perfurar o seu bloco de notas adequadamente. Note que neste passo a passo foram usados 8 furinhos. Há um espaçamento por igual a cada dupla de furos, isto vai deixar a composição final com um efeito legal.

Linha de crochê costurando o bloco de notas

Agora chegou a parte mais legal! Vamos costurar o seu caderninho.

Bloco de notas costurado

É só ir costurando normal, começando por enfiar a agulha de fora pra dentro, depois de dentro pra fora e assim por diante.

Passo a passo da costura do bloco de notas

Para amarrar as extremidades é simples: reserve os furinhos das extremidades e enfie um pedacinho de linha de crochê com um nó na ponta para segurar. Esse pedacinho que ficou para fora é o que você vai usar para amarrar a linha restante, que você usou para costurar as páginas ao longo da capa.

Fita de tecido adesiva no bloco de notas

Prontinho! Para fazer este detalhe na capa é só comprar uma fita de tecido adesiva e decorar seu caderninho. É recomendado que a fita que você for usar seja fosca para o acabamento ficar mais legal. É opcional, mas dá um destaque ótimo no trabalho.

Bloquinho de notas passo a passo

Agora é só escolher se vai usar o seu novo bloco de notas ou irá dar de presente a alguém.

Bloco de notas no envolope

Se escolher dar de presente, coloque em uma embalagem ou envelope bacana e fisgue o sorriso no rosto de alguém que você adora! Curtiu? Espero que sim. Boas criações e até a próxima dica!

Imagens: birdandlittlebird.com

Você também pode gostar de:

Decoração com sorvetes de tecido passo a passo
Decoração com rolos de papel higiênico passo a passo
Como fazer caixa de presente passo a passo

Comentários