Como reciclar livro velho para fazer decoração

Curta essa dica bem legal e super fácil de fazer para decorar um ambiente caseiro!

Usando a criatividade você pode criar vários itens bacanas em 3D com esta técnica. Neste passo a passo vamos te ensinar como fazer uma maçã para colocar em cantinho especial da casa. Assim você pode decorar seu lar e ainda reaproveitar aqueles livros velhos que você não vai usar mais e só está acumulando mofo. Confira as dicas e mãos a obra com o trabalho de reciclagem.

Como fazer decoração com livro velho

Materiais

- Livro velho
- Tinta amarela
- Cola bastão
- Algodão ou pincel
- Graveto de árvore
- Molde impresso
- Papelão, para o molde
- Estilete
- Tesoura

Molde

Clique na imagem para ampliar em outra aba

Molde de metade de maçã

É só imprimir o molde, levar para o Word e ajustar no tamanho que você preferir. Lembrando que você poderá ter que fazer alguns testes para escolher o tamanho ideal para o seu livro.

Passo a passo

Primeiro você irá imprimir o molde em um papel e depois irá passar esta gravura para o papelão. Para então poder recortar e fazer o molde da metade da maçã no papelão.

Começando a fazer o artesanato

Agora vamos pegar o miolo da sua maçã, que será extraído do seu livro velho. Se o seu livro for muito grosso, corte ao meio, como na imagem acima.

Cortando o livro com o molde de maçã

Arranque a capa e só use as páginas de dentro do livro. Pegue o molde que você passou para o papelão e coloque em cima do miolo de páginas do livro que vai usar. Pressione bem esta metade da maçã em papelão em cima do livro e comece a cortar com estilete. Cuidado para não se cortar. Faça esta etapa tendo muita atenção.

Arrancando as folhas do livro

Vá cortando as páginas de pouquinho em pouquinho. A medida que você vai cortando as páginas, vá arrancando as páginas já recortadas.

Metade da maçã cortada no livro velho

Faça isto até ter a sua metade de maçã com o miolo de páginas do livro velho.

Pintando o livro velho com tinta no algodão

Hora de dar os retoques finais. Utilize a tinta que você providenciou e se precisar, dilua-a na água para obter uma coloração mais suave. Com a ajuda de um algodão, você vai molhando na tinta e passando na borda das páginas recortadas em forma de maçã.

Pintando por dentro do livro

Passe um pouco também por dentro das páginas, mas ainda nas bordas. Lembre-se de fazer este processo nos dois lados. Não precisa pintar todas as páginas, mas se você conseguir pintar a maioria já vai dar uma efeito muito legal. Depois espere secar por um tempinho.

Esticando as páginas do livro

Quando a tinta estiver seca você vai ter que esticar as páginas, abrindo as páginas do livro velho.

Colocando graveto no livro velho

Pegue o graveto de árvore e coloque entre as páginas do meio, da mesma maneira da imagem.

Colocando cola-bastão no livro velho

Passe cola bastão na borda das folhas para poder colá-las e prender o graveto.

Deixando o livro velho secar para fazer a decoração

Coloque um pregador para que a cola fixe bem. Este será o meio da sua maçã.

Como fazer decoração com livro velho

Depois de seca, é só dar a forma a sua maçã e já estará pronto para usar na decoração de sua casa. Vá abrindo as folhas e fazendo com que elas cheguem até o meio. Faça com que fiquem dispostas com distâncias parecidas entre elas, dando o efeito 3D que você vê na imagem. É uma dica muito boa para usar na ornamentação de um ambiente que precise de um item para harmonizar o lugar. Boa sorte em sua reciclagem de livros velhos!

[box]Imagens: makehandmade.net[/box]

Você também pode gostar de:

Cartão com coração passo a passo
Artesanato em feltro para o Dia das Mães
Como enfeitar o jardim bolas artesanais coloridas

Comentários