Receitas de colas caseiras para endurecer crochê

Deixar os artesanatos com aquele aspecto 3D é super bacana e não é difícil de fazer. Veja as receitas que separamos para você e faça também para criar trabalhos lindos e cheios de criatividade.

Como endurecer crochê

Caixinha porta-trecos em crochê

O bacana também é que as receitas podem ser usadas em diversas ocasiões, como em trabalhos com barbantes e cordões, também com o intuito de moldá-los e endurecê-los.

Colas caseiras para endurecer crochê

Com açúcar

  • 1 medida de sopa de álcool
  • 1 medida de sopa de açúcar
  • 1 medida de sopa de água
Cestinha de crochê

Cestinha de crochê

Leve ao fogo até o açúcar derreter bem. Molhe a peça, molde na forma que vai utilizar e espere secar. Caso seja uma caixinha, é só usar um objeto quadrado como molde para a forma. Pode ser até outra caixinha.

Com arroz

  • Arroz
  • Água
Como endurecer crochê

Luminárias de crochê

Para começar, cozinhe os grãos de arroz com muita água. Quando eles ficarem cozidos e a água estiver grossa, é só escorrer utilizando uma peneira. Use a água peneirada e a goma do arroz, borrifando sobre a peça que quer endurecer. Depois espere o tempo de secagem.

Com termolina caseira

  • 2 medidas de cola branca
  • 1 medida de água
  • 1/2 medida de álcool líquido

Você precisa misturar tudo em uma vasilha e mexer até que você consiga uma consistência homogênea, como se fosse um creme.

Com polvilho

Como endurecer crochê

Cestinha de crochê

Faça um mingau com 1 litro de água, 3 colheres de polvilho doce e 1 de vinagre. Mergulhe as peças neste mingau e deixe escorrer. Quando ela estiver um pouco úmida, faça o formato que você quer na peça e deixe-a secar completamente.

Com Maizena

Como endurecer crochê

Cestinha de crochê decorada com fita de cetim

Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa com amido de milho (Maizena). Molhe a peça, mergulhando nessa mistura e estenda sem torcer para fazer o formato. Quando estiver quase seca, utilize o ferro não muito quente para passá-la. Caso prefira que fique mais dura, basta colocar mais Maizena.

Veja também:

Como fazer luminárias com toalhinhas de crochê

Decoração de jarrinhos com crochê

Decoração com toalhinha de crochê

Com cola

Como endurecer crochê

Caixinha de crochê

Com cola é fácil, basta colocar metade de água e metade de cola num recipiente para misuturar e obter uma solução de cola bem ralinha. Depois é só passar na peça já no formato desejado com um pincel e esperar secar.

Como endurecer crochê

Anjinhos de crochê

Espero que as receitas possam te ajudar nessa tarefa bacana que é endurecer trabalhos em crochê! Dá pra criar vários artesanatos lindos e cheios de delicadeza. Boas criações e até a próxima dica!

Imagens: Elo 7 e Pinterest

Você também pode gostar de:

Comente agora!