Como fazer anéis em resina de poliéster e madeira

COMPARTILHE :)

Como fazer anéis em resina de poliéster

Neste post especial vamos mostrar um técnica de produção de bijuterias que vem fazendo a cabeça de muita gente lá fora, especificamente belos anéis em resina de poliéster. A técnica é com uso de resina de poliéster ou resina cristal e madeira, trazemos uma série de vídeos e imagens que demonstram o passo a passo, parece difícil, mas não é. Basta um pouco de paciência e prática e o resultado final pode reder uma graninha extra no final do mês.

exemplo de anel em como fazer anéis em resina de poliéster

A resina de poliéster é um plastico em estado líquido que ao ser misturado com 2% do volume de catalizador se solidifica e fica semelhante a um cristal, pode ser lixado e polido em seguida para ficar super brilhante e transparente. Pode-se encrusta objetos e fazer misturas de cores. Antes de trabalhar é interessante pesquisar o processo na internet, há uma grande quantidade de vídeos e manuais, inclusive das lojas que vendem os materiais.

As bijuterias de resina são muito refinadas e artesanais, com isso, pode ser obter um bom valor de venda.

O processo é bem simples e envolve a escolha de uma forma adequada, mistura da resina com corante, mistura da resina com catalizador e colocação em uma forma. Em seguida a peça é deixada curar por 10 horas.  A partir daí pode ser cortada e lixada. As bijuterias de resina são muito refinadas e artesanais, com isso, pode ser obter um bom valor de venda.

Veja exemplos de anéis feitos com resina de poliéster e madeira

Materiais para fabriação do anéis em resina de poliéster

  1. Resina de poliéster (pode ser encontrado em kits na internet e mercado livre e lojas de artesanato)
  2. Catalizador para resina de poliéster
  3. Corante para resina de poliéster (à sua escolha)
  4. Palitos de picolé para misturar
  5. Potes plásticos para misturar
  6. Pedaços de madeira partida (secas e limpas)
  7. Lixas 100, 120 e 180
  8. Máscara e óculos de proteção
  9. Seringa de 10 ml para medir a quantidade de catalizador
  10. Medidor de volumes usado em cozinha

Ferramentas que ajudam no trabalho

  • Lixadeira
  • Serra para artesanato
  • Furadeira
  • Micro-retífica (pode ser encontrada por valores à partir de 70 reais no mercado livre)

Passo a passo de como fazer anéis em resina de poliéster

O primeiro passo é encontrar uma forma e um pedaço de madeira quebrado grosseiramente. A graça deste trabalho está na forma da madeira ao ser quebrada. É possível encontrar madeiras já quebradas e partidas em obras e demolições na sua cidade ou em marcenarias.

Encontrada a madeira é hora de preparar a mistura de resina. Primeiro é colocado o corante, as bolhas na resina podem ser evitadas na hora de despejar o material, porém existem algumas exemplos abaixo nos quais as bolhas geram um efeito muito interessante.

Após misturar o corante, adicione 2% do volume de catalizador à mistura de resina e corante. É importante ver o manual do fabricante para saber a proporção exata. Ex.: para cada 100 ml de resina adicione 2 ml de catalizador. Esta etapa é a mais importante, tem que misturar bem para que toda a peça fique com a mesma consistência. (lembrando que é interessante ver tutoriais de uso e testar antes de fazer peças finais).

Ao concluir a etapa de colocação da mistura na forma, a peça é deixada para curar por 24 horas.

 

 

 

Após a cura é hora de furar e cortar no formato desejado. No exemplo acima foi feita uma grande peça da qual podem ser gerados vários anéis, no entanto é necessária uma ferramenta de corte adequada. Abaixo temos alguns vídeos que exemplificam como fazer exemplos para peças menores, que após a cura basta lixar e furar.

Vídeos de como fazer anel em resina de políester

Belo anel com resina azul água

Anel âmbar em resina de poliéster

Anel moderno com resina de poliéster translúcida

Belo exempo de anéis em resina de poliéster imitando gelo com madeira negra

anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster anéis em resina de poliéster como fazer anéis em resina de poliéster com multicores

 

Veja mais tutoriais de bijuterias

Veja onde comprar resina de poliéster e corantes

Digite seu email abaixo e receba conteúdo grátis


3 emails semanais com todos os passo a passo mais recentes do site

2 Comentários

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*