Como plantar mandioca passo a passo

Quem é que não gosta de uma mandioca cozida? Hummmm… É bom demais! É por isso mesmo que trouxemos para você dicas bem legais para você plantar mandioca no quintal de sua casa ou até mesmo no sítio ou casa de veraneio que você possui. Aprenda também com as dicas e mande ver na plantação das suas mandiocas!

Como plantar mandioca passo a passo

A mandioca, que também é chamada de aipim ou macaxeira, pode ser classificada como mandioca-brava ou mandioca-mansa. Isso vai variar de acordo com o teor de cianeto produzido pelas suas raízes tuberosas, este é muito maior quando encontrado nas mandiocas-bravas do que nas mandiocas-mansas.

Clima

A mandioca necessita de temperaturas acima de 18°C para se desenvolver bem, já que é uma planta de origem tropical e nativa do Brasil.  Mas o ideal para o cultivo é que seja um clima quente e úmido para o plantio.

Luminosidade

A macaxeira precisa de uma boa luminosidade e pode ser cultivada se plantada numa sombra parcial ou também com luz solar direta.

Como plantar mandioca passo a passo

Solo

Até em solos pouco férteis a mandioca pode ser cultivada, este solo só precisa ser bem drenado. Os solos argilosos mais pesados e também solos compactados não são ideias para o seu plantio, pois danificam o crescimento de suas raízes. O solo precisa ser permeável, precisa ser fértil e precisa também ser rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 6.

Irrigação

Para irrigar, faça de uma forma para manter o solo sempre úmido, sem que ele fique encharcado demais. Lembre-se que esta planta é sensível a falta de água nos cinco primeiros meses que você está cultivando. Quando ela estiver mais desenvolvida, ela será mais resistente a períodos de seca.

Como plantar mandioca passo a passo

Aprenda também

Como plantar limão e perfumar a casa

Mini horta com rolinhos de papelão

Plantando suculentas em rolhas passo a passo

Plantio

Para plantar, você deve utilizar pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, denominados manivas. Corte pedaços com 15 a 25 cm de comprimento e com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Estas manivas devem ser inseridas em sulcos ou covas de 5 a 10 cm de profundidade, podendo ser colocadas na posição horizontal, vertical ou inclinada. Quando enfiadas na posição vertical ou inclinadas, estas manivas dão origem para as plantas com raízes que serão mais profundas, derivando num processo mais trabalhoso de colher. Quando dispostas na horizontal, no sentido do sulco, estas raízes serão mais superficiais, de forma a facilitar mais a colheita. O posicionamento vertical e inclinado faz com que a porcentagem de manivas que brotarão seja maior que no plantio horizontal, o que resulta num maior rendimento por área.

Colheita

Para colher as mandiocas, o tempo necessário de espera é de aproximadamente 6 meses a 3 anos. Geralmente é de 12 a 18 meses. E fala sério, vale  apena esperar! Que delícia que é uma macaxeira/mandioca cozinhada ou frita. :)

Como plantar mandioca passo a passo

Para dar espaço entre uma plantinha e outra, é recomendado que você faça com um espaçamento de 1 m entre as fileiras e 50 a 60 cm entre as plantas, o que pode variar dependendo da fertilidade do solo, do clima de sua região e da área em que você vai cultivar a mandioca. Recomenda-se que o plantio seja feito com fileiras duplas, fazendo com que a distância entre os sulcos seja de forma alternada medindo de 2 m e de 60 cm. Ou seja, uma distância de 2 m entre as duas fileiras e depois 60 cm até a próxima fileira. Mesmo sendo uma prática não tão comum e não seja o procedimento ideal, a mandioca também pode ser cultivada com sementes extraídas dos seus frutos.

Legal, né? Agora é com você. Plante também suas mandiocas e alimente-se de maneira saudável, de forma a produzir este alimento rico em fibras e proteínas. Espero que tenha aprendido com as dicas. Boa sorte no cultivo!

3 Comentários

    • Muito obrigado Osvaldo! Faltou mesmo essa informação. Adicionamos agora. Liguei para um conhecido e fiz pesquisas aqui na internet, é cerca de 6 meses a 2 anos. E geralmente é de 12 a 18 meses. :) Valeu mesmo.

1 Trackback / Pingback

  1. Dicas de como plantar orquídeas em casa | Como fazer em casa

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*